jueves, enero 18, 2007

Portugal se prepara para el Año Polar internacional

III WORKSHOP PORTUGAL E A ANTÁRCTIDA

Uma Estratégia para a Ciência e a Educação no
Ano Polar Internacional 2007-08

29 de Novembro de 2006
Centro de Estudos Geográficos
Universidade de Lisboa





PORQUÊ PARTICIPAR NO WORKSHOP PORTUGAL E A ANTÁRCTIDA?
O IV Ano Polar Internacional, evento que envolve mais de 50.000 investigadores e técnicos em todo o Mundo e mais de 60 países, decorrerá entre 1 de Março de 2007 e 1 de Março de 2009. Portugal, país que tem estado afastado deste tipo de eventos, e que se tem mantido de costas voltadas para as regiões polares, aproveitou a oportunidade para desenvolver um forte esforço científico e educativo, e formou recentemente o Comité Português para o Ano Polar Internacional 2007-08. O comité é constituído por um conjunto de cientistas de várias universidades portuguesas que desenvolvem investigação nas regiões polares, e tem vindo a preparar várias actividades de investigação, educação e de divulgação científica, que já envolvem várias centenas de pessoas em Portugal.


Os principais objectivos do Comité Português para o Ano Polar Internacional são:
a) Consolidar e fortalecer os trabalhos de colaboração científica em programas internacionais de investigação polar;
b) Promover a excelência nas várias disciplinas polares em que cientistas portugueses estão envolvidos;
c) Desenvolver métodos e técnicas que poderão ser implementados na gestão sustentável do Planeta, algumas das quais directamente aplicáveis ao território português;
d) Promover uma nova geração de cientistas polares;
e) Promover a assinatura do Tratado da Antárctida e políticas enquadradas no Sistema Consultivo do mesmo;
f) Desenvolver um programa de educação e divulgação científica alicerçado na importância das regiões polares para o equilíbrio do Sistema Terra.

O III Workshop “Portugal e a Antárctida. Uma Estratégia para a Ciência e a Educação no Ano Polar Internacional” tem como objectivo constituir-se como um fórum de apresentação e debate das várias actividades previstas para comemorar o Ano Polar Internacional em Portugal.
Da parte da manhã, as sessões centram-se no programa científico português, havendo várias palestras de temas-chave relacionados com as regiões polares, e apresentações das actividades científicas portuguesas no API.
Ao final da manhã, será feita a apresentação do documento “Estratégia Científica Portuguesa para o Ano Polar Internacional”, que consideramos um marco muito importante, pois é a primeira vez que em Portugal se preparou um documento tão amplo e que define as principais prioridades para a investigação nacional nas regiões polares, e em especial, na Antárctida.
Á tarde, as actividades centrar-se-ão no projecto LATITUDE60! Educação para o Planeta no Ano Polar Internacional, iniciativa aberta a toda a comunidade escolar, desde o ensino pré-escolar ao universitário, e que integra já várias centenas de professores participantes.

O LATITUDE60! é uma rede educativa e de divulgação científica, à qual estão associados materiais didácticos gratuitos, apoio científico-pedagógico, fóruns de discussão, palestras por cientistas polares, exposições, concursos, etc. e que tem como objectivo principal divulgar a importância das regiões polares, a sua sensibilidade, e o modo como estas regiões tão distantes influenciam as condições ambientais em Portugal e no resto do Planeta. É um projecto dinamizado por cientistas polares e por professores, e que pretende criar fortes laços numa relação mais sólida e durável entre ciência e sociedade.
Convidamo-lo(a) a participar neste workshop que, cremos, será de grande interesse científico e didáctico e mais um marco na investigação polar portuguesa e na sua ligação com a sociedade. Gostaríamos de poder contar consigo, com a sua colaboração e participação activa no movimento LATITUDE60! que envolve já participantes de todas as regiões do país!

No hay comentarios.:

Publicar un comentario